Sancionada lei que declara o Talian dialeto integrante do patrimônio do RS
13 de junho de 2009 por Silvana Losekann
Originado dos italianos e descendentes radicados no Estado, dialeto já é falado há 130 anos.
A governadora Yeda Crusius sancionou a lei nº 13.178, aprovada pela Assembleia Legislativa, que declara o dialeto Talian integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. O ato está publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (12). Originado dos italianos e descendentes radicados no Rio Grande do Sul e formado a partir de mais de uma centena de falares familiares de imigrantes e descententes, ao longo de 130 anos de imigração italiana, o Talian é considerada a mais nova língua neolatina originária dos descendentes italianos no Estado.
Ao sancionar a lei, a governadora lembrou a participação dos imigrantes italianos na construção social e econômica do Rio Grande do Sul, ressaltando que, ao chegarem ao Estado, a busca por terras ainda não ocupadas pelos imigrantes alemães possibilitou que eles se concentrassem no seu próprio grupo étnico, onde podiam falar seus dialetos de origem e manter sua cultura e tradições.
“Trata-se de um significado histórico para a formação da sociedade gaúcha, pois vem resgatar um importante passivo cultural do nosso Estado e um compromisso com a formação étnica de toda a nossa gente”, afirmou a governadora.
Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Rio Grande do Sul a partir de 1875, atraídos para a região da Encosta da Serra para atuarem como pequenos agricultores. Foi onde criaram-se as primeiras três colônias, Conde D´Eu, Dona Isabel e Campo dos Bugres, hoje os municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Mais tarde, eles distribuíram-se para outras regiões gaúchas.
Originários das localidades italianas de Piemonte, Lombardia e Vêneto, vieram para o Rio Grande do Sul cerca de 100 mil italianos entre os anos de 1875 e 1910, quando já viviam no Estado mais de 300 mil italianos e descendentes. A população gaúcha é composta atualmente por cerca de 3 milhões de italianos e descendentes, representando 30% do total. A lei 13.178, sancionada pela governadora em 10 de junho, atende ao projeto de lei 50/2007, da deputada Silvana Covatti.
LEI No 13.178, DE 10 DE JUNHO DE 2009.
Declara integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o dialeto Talian, originado dos italianos e descendentes radicados no Rio Grande do Sul.
A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembléia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:
Art. 1º - Fica declarado integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado, em termos e para fins dos arts. 221, 222 e 223, da Constituição do Estado, o dialeto Talian, a mais nova língua neolatina originária dos italianos e descendentes radicados no Rio Grande do Sul e formada a partir de mais de uma centena de falares familiares - dos imigrantes e descendentes italianos -, ao longo dos cento e trinta anos de imigração italiana neste Estado.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 10 de junho de 2009.
YEDA RORATO CRUSIUS,
Governadora do Estado.
Registre-se e publique-se.
JOSÉ ALBERTO WENZEL,
Chefe da Casa Civil.
Projeto de Lei no 50/07, de iniciativa da Deputada Silvana Covatti
Publicado em:
Governo do Estado. Diário Oficial. Estado do Rio Grande do Sul. Ano LXVII, no 109, p. 1, Porto Alegre, sexta-feira, 12 de junho de 2009.